CADEIRA Nº 14

JOSÉ MYRSON MELO LIMA – Fundador

Patrono: Heráclito Graça

Currículo

José MYRSON Melo LIMA – Cadeira nº 14 - é fortalezense, casado e pai de três filhos e avô. Tem cursos superiores de Filosofia e Teologia e Especialização em Língua Portuguesa. Frequentou, entre outros, curso de francês na Alliance Française de Paris, curso de Cades na UFC, de Sociologia Religiosa e Desenvolvimento no Institut Lumen Vitae, Bruxelas/Bélgica e  curso de Nomenclatura Gramatical Brasileira na Faculdades  Católicas Petropolitanas no Estado do Rio, onde foi aluno do linguista Mattoso Câmara Júnior. Exerceu por longos anos o magistério. Foi Professor de Morfologia e Sintaxe da Escola Apostólica São Vicente de Paulo. Antônio Bezerra/CE; Professor concursado do Estado do Ceará, lotado em Maranguape/CE; Professor de Língua Portuguesa e Literatura na antiga Escola Técnica Federal do Ceará, Professor de Redação do Instituto Lusíadas; Professor de Língua Portuguesa no Ibesc; Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, onde lecionou Língua Portuguesa, Estilística e Semântica. Foi por muitos anos consultor e instrutor de inúmeras empresas e instituições, como Banco Central; Banco do Nordeste; AGU com sede de Brasília; do T.R.T; do  T.R.E.;  Tribunal de Justiça do Ceará; Escola Superiora de Magistratura (Esmec); Delegacia da Receita Federal; Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará; Empresa Jornalística O Povo, TV Verdes Mares, TV Diário. Lecionou em muitos colégios e cursinhos de Fortaleza além de diversas instituições de treinamento. Ministrou cursos de Língua Portuguesa e Redação em Belém, em Salvador e em Brasília.  Manteve por dezoito anos o Curso de Redação Prof. Myrson Lima, preparatório para vestibulares e concursos.

Associações e Consultorias

- Membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa

- Membro do Conselho Técnico-consultivo da Escola Técnica Federal do Ceará

- Membro por dois anos do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará

- Membro do Conselho de Leitores do jornal O Povo

Comenda

Recebeu o Diploma Sesquicentenário de Alencar por devotamento à causa da cultura brasileira, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (1979)

Livros e trabalhos publicados

- Livro "Guia de Redação" - 3 edições - (em parceria) Esgotado.

- Módulo "Redação Oficial", que inclui as modificações introduzidas pela última Instrução Normativa da Secretaria da Administração Federal (6.3.92). Esgotado.

- Livro "O Essencial do Português" que atingiu sete edições. Esgotado.

- Autor de artigos em jornais, revistas especializadas e de muitos trabalhos didáticos. Atualmente, é professor inativo e vice-presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa (2016).

 

Compartilhar