Eleita e empossada a Diretoria da ACLP para o biênio 2020/2022

Prof. Marcelo Braga é o novo Presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa.

Em Assembleia Geral realizada na noite de quinta-feira, 08/10, em ambiente virtual, a Academia Cearense da Língua Portuguesa elegeu sua Diretoria Executiva para o biênio 2020/2022. Na ocasião, a chapa “ACLP Unida”, liderada pelo acadêmico Marcelo Braga, recebeu o assentimento unânime dos votantes (27 no total).

Após a abertura dos trabalhos, pelo Presidente Teoberto Landim, foi lida e aprovada a ata da reunião anterior, seguindo-se a tradicional “Hora do Vernáculo”, em que se discutem temas relacionados à Língua Portuguesa. A exposição, dessa feita, coube à Profª Ritacy Azevedo, ocupante da Cadeira 23, que discorreu sobre “Subordinação e coordenação, concessão e adversidade em coesões intra e interfrasais: uma reflexão”.

Em seguida, Teoberto Landim passou a condução dos trabalhos ao Prof. Myrson Lima, que presidiu a Comissão Eleitoral, integrada, ainda, pelas acadêmicas Regina Barros Leal e Eulália Leurquin. Coube a Myrson anunciar o resultado da votação, que apontou a totalidade dos sufrágios favorável à chapa única apresentada. Os votos haviam sido emitidos, durante todo o dia, por e-mail ou através do WhatsApp.

Proclamado o resultado, o Prof. Teoberto despediu-se da Presidência externando profundo agradecimento aos membros de sua Diretoria e a todos os acadêmicos que, ao longo do último biênio, prestigiaram as reuniões e demais atividades da Academia.

Na condição de ex-Presidente, o acadêmico Batista de Lima havia sido designado para dar posse, oficialmente, à nova Diretoria. Em breve mensagem, Batista ressaltou ser aquela a primeira solenidade de posse em formato remoto vivenciada pela ACLP. Agradeceu à Comissão Eleitoral por seu brilhante desempenho, desejou êxito à nova gestão e prestou homenagem a uma série de ilustres acadêmicos já falecidos.

Ao término da Assembleia, já na condição de Presidente, o Prof. Marcelo Braga dirigiu-se a seus pares, inicialmente, com palavras de agradecimento. Comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho desenvolvido por seus predecessores no comando da Academia e se manifestou aberto a sugestões, sendo seu desejo agregar a experiência dos acadêmicos veteranos. Propôs que se formassem comissões para dar maior celeridade às tarefas e, por fim, conclamou à unidade, proposta contida no próprio título da chapa que liderou.

É a seguinte a composição da nova Diretoria da ACLP:

Presidente – Marcelo Braga
Primeiro-vice-presidente – Sebastião Teoberto Mourão Landim
Segundo-vice-presidente – Paulo Sérgio Lobão
Primeiro-secretário – Francisco Vicente de Paula Júnior
Secundo-secretário – Maria Margarete Fernandes de Sousa
Primeiro-tesoureiro – Sebastião Valdemir Mourão
Segundo-tesoureiro – Ana Vládia Mourão de Oliveira
Diretor de Publicação e Marketing – Italo Gurgel
Conselho Fiscal – Ritacy de Azevedo Teles; Maria Gorete Oliveira de Sousa; Antônio Vicente de Alencar

Compartilhar