Homenagens, lançamento de livros e posse de acadêmicos marcam os 40 anos da ACLP

Com grande presença de público, a Academia Cearense da Língua Portuguesa realizou, no dia 27 de outubro de 2017, sessão solene comemorativa de seus 40 anos. Vinte e cinco acadêmicos estiveram presentes no Teatro Nila Gomez de Soárez, da UNI 7, onde tomaram posse três novos membros da ACLP: Gorete Oliveira, Margarete Fernandes e Evaristo Nascimento. Também foi prestada uma série de homenagens, seguindo-se o lançamento de livros.

Compuseram a mesa o Presidente da Academia, Valdemir Mourão; Sérgio Melo, filho do fundador Hélio Melo; Ednilo Gomez de Soárez, agraciado com a Medalha do Mérito Cultural Hélio Melo, anfitrião do evento; acadêmico Teoberto Landim, apresentador da revista “Vernáculo” e dos livros “Iraceminha”, de Valdemir Mourão, “Português – Fala e escrita” do acadêmico Marcelo Braga e “Dentro de mim, o mar”, da acadêmica Regine Limaverde; Vianney Mesquita para saudar os novos acadêmicos; Cirlene Setúbal representando a Casa Juvenal Galeno; Dr. Nonato Soares de Castro, Presidente do Conselho Consultivo da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil, Vice-presidente da Academia Cearense de Odontologia e representante da Sociedade Brasileira de Periodontologia; Aldânia Lima, apresentadora da primeira edição de “Iraceminha”; Senador Mauro Benevides e Fernanda Quinderé, representando todas as entidades que se reúnem no Palácio da Luz da Academia Cearense de Letras.

O acadêmico Vicente Alencar, que atuou como mestre de cerimônia, registou a presença de várias personalidades e leu mensagens enviadas à Academia saudando o transcurso dos 40 anos. Em seguida, foram entregues os diplomas de Honra ao Mérito à família dos acadêmicos José Alves Fernandes e José Rogério Fontenele Bessa, e de Patrono Emérito aos familiares dos acadêmicos fundadores.

A Medalha do Mérito Cultural Hélio Melo foi entregue por seu filho Sérgio Melo ao Dr. Ednilo Gomes de Soárez. A mesma distinção foi outorgada ao Chanceler Aírton Queiroz, in memoriam, mas somente seria entregue dia 8/11/2017, no gabinete do Dr. Edson Queiroz Neto, tendo em vista que, na ocasião, a família se encontrava na Europa, para onde levara uma exposição de arte.

Encerrada a solenidade, os acadêmicos reuniram-se para que se produzisse foto oficial. Seguem-se esta e outras imagens do evento.

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

ACLP

Compartilhar