Luto na ACLP – Morre o Prof. Carlos d’Alge

Carlos Neves D’Alge

A Academia Cearense da Língua Portuguesa externa seu profundo pesar pela morte do Prof. Carlos Neves d’Alge, ocorrida na noite de quarta-feira, dia 20, em Fortaleza/CE.

Carlos d’Alge nasceu a 24 de julho de 1930, em Chaves, Portugal, mas cedo se transferiu para o Brasil, sendo brasileiro por opção. Em 1958, radicou-se no Ceará. Fez o curso científico no Colégio Cearense do Sagrado Coração, ao mesmo tempo em que cursava Contabilidade na Escola de Comércio Padre Champagnat. Licenciou-se em Letras Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

Na UFC, foi Professor Titular de Literatura Portuguesa do Departamento de Literatura (Centro de Humanidades) e atuou em diversas outras instâncias da instituição, como Diretor da Casa de Cultura Portuguesa, Diretor do Centro de Humanidades, Chefe de Gabinete da Reitoria e Pró-Reitor de Extensão. Na Unifor, foi professor e Diretor do Centro de Humanidades. Como professor visitante, ministrou cursos de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade de Colônia, Alemanha.

Trabalhou, no Rio de Janeiro, no “Correio da Manhã” e, em Fortaleza, em “O Jornal”, “A Fortaleza”, “Ceará Jornal”, “O Povo” e “O Estado”. Foi comentarista político de televisão nos anos 1991/1992 e conduziu no rádio um programa de debates.

Principais obras publicadas: Aspectos da nova Literatura Portuguesa, 1965; Terra do mar grande, 1970; Sintaxe do compromisso (poesias), 1980; Exílio imaginário, 1983; O território da palavra, 1990; O sal da escrita, 1997; A mulher de passagem, 1993; Em busca da utopia, 1995; e Antologia Terra da Luz, Poetas, 1998.

Era membro fundador Academia Cearense da Língua Portuguesa, onde ocupava a Cadeira nº 22, patroneada por José Leite de Vasconcelos. Presidiu a entidade entre 1986 e 1990. Também era membro da Academia Cearense de Letras (Cadeira nº 36).

O corpo do Prof. Carlos d’Alge está sendo velado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Fortaleza), onde, às 15:00 será celebrada missa de corpo presente. O sepultamento será, às 16:30h, no Cemitério Parque da Paz.

Compartilhar