Revista “Vernáculo” nº 14 – Critérios de participação

VERNÁCULO – REVISTA DA ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ano 41 – Nº 14 – 2018

A participação na edição de 2018 da revista VERNÁCULO atenderá ao que determina o Regimento da ACLP:

CAPÍTULO XII
Da revista impressa e da página eletrônica

Art. 64. A ACLP editará uma revista, intitulada Vernáculo, com periodicidade anual, cabendo ao Diretor de Publicação e Marketing a responsabilidade pela edição. 

Art. 65. O Presidente designará, no início do período administrativo, uma Comissão de Editoração, à qual caberá selecionar os textos a serem publicados. 

Art. 66. Os custos de editoração e impressão serão cobertos pelos acadêmicos que tiverem trabalhos publicados, partilhando-se as despesas proporcionalmente ao número de páginas ocupado pelo seu texto. 

Parágrafo único – A critério do Presidente, a Academia poderá arcar com parte das despesas de impressão na Revista dos trabalhos apresentados nas sessões ordinárias na Hora do Vernáculo. 

Art. 67. O Diretor de Publicação e Marketing se ocupará da distribuição, destinando, aos acadêmicos autores de artigos, a quantidade de exemplares previamente acordada e, aos demais, um exemplar. 

Art. 68. A ACLP manterá uma página eletrônica na internet, operada pelo Presidente ou por um acadêmico por ele designado, a fim de postar, unicamente, informações de caráter institucional, envolvendo a entidade e seus membros.

Parágrafo único – Será reservado espaço para a transcrição do currículo dos associados efetivos, bem como de sua produção intelectual.

Adicionalmente, serão observados os seguintes critérios:

  • Serão aceitos, para publicação, artigos e ensaios com temática voltada para a Língua Portuguesa (que ocuparão um mínimo de 50% do espaço), além de textos literários. Assim se reflete a multiplicidade de gêneros cultivados pelos membros da ACLP, entidade que agrega professores de português e literatura, gramáticos, cronistas, contistas, ensaístas, poetas, jornalistas e outros cultores do vernáculo.
  • Somente serão acolhidos trabalhos de autoria dos acadêmicos (associados efetivos, correspondentes, beneméritos ou honorários).
  • É imperativo que se trate de trabalho inédito em livros, jornais e revistas. Não importa, por outro lado, que já tenha sido publicado em meio digital, como a página eletrônica da ACLP.
  • As colaborações devem ser transmitidas ao Diretor de Publicações e Marketing, acadêmico Italo Gurgel, através de e-mail (italogurgel@yahoo.com.br), até as 24 horas do dia 20 de julho de 2018. O envio formaliza a adesão do autor e a esta edição, bem como a plena aceitação das presentes normas.
  • A participação neste número da revista implica uma contribuição correspondente a R$ 100,00 (cem reais) por página total ou parcialmente preenchida, limitando-se, a cada acadêmico, um máximo de 5 (cinco) laudas em papel A4, com o texto impresso na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 (uma linha e meia), com margens superiores e inferiores de 2,5 (dois e meio) centímetros e laterais de 3 (três) centímetros.
  • Caso não se arrecadem os recursos necessários, a ACLP complementará os custos de impressão.
  • Cada participante receberá 10 (dez) exemplares da revista, independentemente do número de páginas apresentado. Aos não participantes, será destinado 1 (um) exemplar.
  • O valor do exemplar para venda avulsa será definido pelo Presidente.
  • Na busca de padronização, nesta edição, a revista terá as mesmas dimensões do número publicado em 2017 e o mesmo projeto gráfico. Serão dispensadas, porém, capa dura e ilustrações.
  • Os textos apresentados serão avaliados por uma Comissão Editorial formada pelos acadêmicos Maria Gorete Oliveira de Sousa, Italo Gurgel e Sebastião Valdemir Mourão.
  • Os autores arcarão com todo o ônus advindo de a erros eventuais, falsas informações, omissões, ou questões ligadas à propriedade intelectual.
  • É imperativo que os textos tenham passado, com antecedência, pela mais rigorosa revisão ortográfica e de conteúdo, não se responsabilizando a ACLP por qualquer falha nesses quesitos.
  • O Editor adicionará um prefácio, de autoria do Presidente, além da relação de acadêmicos e dos membros de todas as diretorias.
  • O lançamento da nova edição da revista fica agendado para o mês de outubro de 2018, de modo a coincidir com o 41º aniversário da Academia.
  • Estas normas foram revisadas e aprovadas na reunião ordinária de junho de 2018.

 

Compartilhar