Morreu na manhã desta sexta-feira (2), o crítico de cinema cearense LG de Miranda Leão, aos 89 anos. Jornalista, escritor e professor, ele foi um dos mais atuantes e respeitados críticos de cinema do Brasil. Atuava na área desde os anos 50 e foi colaborador frequente do Diário do Nordeste, onde publicou parte de sua obra ensaística.
Segundo a família, LG de Miranda Leão estava em casa e faleceu durante o sono, nas primeiras horas do dia. A morte se deve a causas naturais. Uma semana antes, a esposa do crítico, Marlene, também faleceu. O casal deixou quatro filhos: Aurora, Astrid, João Neto e Luiz Filho.
Nascido em Fortaleza, era filho de pais amazonenses. Bacharel em Literatura Inglesa e Portuguesa, foi funcionário do Banco do Nordeste e professor da Universidade Estadual do Ceará e Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU). Atuou na imprensa cearense desde a década de 1950 e escreveu centenas de artigos e ensaios sobre a sétima arte. Parte de sua obra como crítico foi publicada em dois livros de ensaios.
(Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/morre-o-critico-de-cinema-lg-de-miranda-leao-1.3068287)